Procura entender sobre a atuação do Profissional de Social Media? Então você está no lugar certo! As mídias sociais se tornaram veículos de comunicação bastante relevantes para as áreas de conteúdo e vendas, o que as fez crescerem em pouco tempo. Dominar as mídias também é uma das premissas de sucesso em qualquer estratégia de Marketing Digital.
Ah, e se você não conhece nada sobre esta área, acesse este post e aprenda o que é Marketing Digital.
Além disso, elas não são mais utilizadas apenas por lazer.
Agora elas fazem um grande sucesso entre as empresas que querem promover seus produtos/serviços de forma prática.
E a pouco tempo funcionavam mais como ferramentas para otimizar a divulgação, mas atualmente as mídias sociais são consideradas estratégias fundamentais.
Sem contar que a maioria das delas permitem que você as utilize sem nenhuma despesa extra; assim, para se destacar você deve focar no desenvolvimento de conteúdos e no seu público-alvo.
É nesse ponto que entra o profissional de social media que é o responsável por fazer a gestão das mídias sociais de acordo com a estratégia do cliente ou da empresa this site.
Mas, o que mais faz um profissional de social media?
As responsabilidades de um social media são divididas conforme as áreas dessa profissão:
- Assistente de social media – criar, postar, gerar relatórios, responder mensagens e comentários, impulsionar conteúdos, fazer análises, redigir posts e acompanhar o desenvolvimento da marca nas mídias sociais.
- Analista de social media (Junior, Pleno e Sênior) – realiza pesquisas de ideias e temas interessantes para conteúdos, criar planejamento de postagens com horários e frequência, entende sobre a persona da marca, analisa, monitora métricas, observa a concorrência, otimiza o perfil da página e sempre está elaborando estratégias para atrair e engajar novos consumidores.
- Coordenador de social media – administra orçamentos das campanhas, coordena conteúdos produzidos, participa da gestão e planejamento de mídia, participa do desenvolvimento das estratégias de ações.
Resumidamente, o papel deste profissional envolve o planejamento e o acompanhamento dos esforços realizados para e nas mídias sociais.
E como deve ser o perfil e características desse profissional?
Uma das características mais importantes de um social media é a criatividade.
Entretanto, enquanto profissional de social media você deve também deve saber analisar sua audiência e interpretar dados.
Ademais, um profissional das mídias sociais deve dominar as plataformas mais usadas como:
- Instagram.
- Facebook.
- Youtube.
- LinkedIn, etc.
Isso significa que esse profissional vai trabalhar em todas as redes sociais?
Não.
O profissional de social media deve ter visão e identificar em quais redes sociais sua marca deve estar.
Por exemplo, dependendo do produto/serviço que sua marca oferece, pode ser melhor estar no Instagram. Para outros nichos a melhor proposta seria o Twitter ou Youtube.
Ou seja, tudo depende de cada marca; e esse é mais um dos motivos pelos quais a profissão de social media vem crescendo no Brasil e no mundo.
Conhecimentos em ferramentas de monitoramento e conteúdo, Power Point, Facebook Ads, Google Ads e Excel complementam a lista dos requisitos básicos para ser um profissional de social media.
Entendeu?
Por isso que você encontra empresas/empreendedores que dominam essa área e estão conquistando cada vez mais o público.
Portanto, agora que você sabe o que faz um profissional de social media saiba também que essa é uma das profissões mais procuradas pelas empresas atualmente.
O mercado está aquecido; mas para você ter sucesso com um profissional de social media é preciso que ele tenha conhecimentos mais profundos do que somente conhecer superficialmente as mídias sociais.
E você? Já experimentou trabalhar com um profissional de social media com diversas redes sociais e plataformas de vídeos?
Estamos aqui para te ajudar. Entre em contato!
Um forte abraço.